Grupo Além da Cena: um sopro de arte
Por Cristiano Oliveira
O teatro é uma das manifestações artísticas mais antigas da cultura mundial. Em Vitória da Conquista não é diferente, a cena teatral do município já é conhecida nacionalmente há um bom tempo, artistas renomados fizeram muito sucesso tanto na região quanto no país. O grupo teatral de Conquista, Além da Cena, iniciou neste ano, e tem como direção Victória Vieira, formada em Artes Cênicas pela Uni-Rio. O grupo conta com 10 atores, que têm a faixa etária de 16 a 52 anos, entre homens e mulheres. O grupo vem desenvolvendo um repertório de encenações de grandes autores de teatro, com adaptações inteligentes que agradam plateias diversificadas.
Atriz Victória Vieira, apaixonada pelas artes, procura passar seu repertório para todo o grupo. Foto Zé Silva
“Sempre quis ter o meu grupo de teatro, no qual eu pudesse resgatar não só minha formação, mas também fazer do teatro um palco de diversas manifestações artísticas. O nome do grupo, Além da Cena, é justamente pelo fato de reunir artistas da música, da dança para que venha somar todo esse cenário cultural”, conta a atriz Victória Vieira, que, apaixonada pelas artes, procura passar seu repertório para todo o grupo.
O Além da Cena procura interagir em várias linguagens, passando pelo experimentalismo, pela inovação e sempre preocupado com o processo histórico regional. Desenvolve atividades fundamentadas no trabalho do ator: criação e apresentação de espetáculos teatrais, pesquisas sobre treinamento e preparação do ator e metodologias de criação de personagens através da música e da dança.
O encontro com comunidades como inspiração para os processos de criação é uma marca do grupo, que já trabalhou com a obra de Ariano Suassuna, na peça, “As conchambranças de Ariano”, onde foi pensado o cenário, assim como a interpretação marcante com músicas próprias e coreografias impecáveis.
O grupo vem desenvolvendo um repertório de encenações de grandes autores de
teatro, com adaptações inteligentes que agradam plateias diversificadas. Foto: Zé Silva
teatro, com adaptações inteligentes que agradam plateias diversificadas. Foto: Zé Silva
O estudante de comunicação e ator, Mário Ribeiro, destaca a importância de fazer teatro, “acredito em parcerias para definir um modo de viver, consegui me reinventar na estética teatral, por esta razão trabalho com teatro, onde troco conversas e me desenvolvo nas atividades artísticas, sendo o Além da Cena um espaço de reflexão e aprendizado”.
Em Conquista o trabalho com o teatro é algo que necessita de muitas políticas culturais e, uma maior participação dos representantes, como Secretaria Municipal de Cultura, e o próprio governo. “O incentivo é muito pouco, para uma cidade tão cênica quanto a nossa, temos tantos artistas, um curso de cinema da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), e o investimento para com esse trabalho ainda é muito pouco. Mas, mesmo com tantos problemas, posso dizer que me sinto realizada, e que o mais interessante é poder viver do meu trabalho”, argumenta Victória.
“Ator é hoje minha segunda profissão, além de jornalista, sei que posso conviver com as duas formações. Um dos maiores benefícios nas produções teatrais é o interesse singular pelo exercício profissional interdisciplinar, ou seja, na qual me desenvolvo na dança na música e interpretação corporal, que são as expressões através dos movimentos, posturas ou gestos que se façam com as diferentes partes do corpo. Enfim é um mundo maravilhoso”, finaliza o ator Mário Ribeiro.
Conheça um pouco mais da diretora da Companhia Além da Cena:Victória Vieira, formada em Artes Cênicas pela Uni-Rio, onde se dedicou a cenografia e fez cursos de aperfeiçoamento na Europa. Trabalhou 12 anos na Rede Globo do Rio de Janeiro e, como atriz, atuou em diversas montagens cariocas. Além de escrever roteiros, contos e poesias. No seu currículo ainda tem dois livros publicados. Atualmente, desenvolve pesquisa sobre cultura popular e é responsável pela concepção da cenografia e costumes de algumas festas populares da cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário